Temporais de quarta e quinta-feira em Teutônia

Dois fortes temporais atingiram Teutônia, o primeiro no final da noite de quarta-feira e o segundo na manhã desta quinta-feira. Os temporais trouxeram muitos estragos ao município, seja pela chuva forte, granizo ou fortes rajadas de vento.

Por volta das 23h 30min de quinta-feira, 14/10/2015 célula de tempestade se aproximava de Lajeado e provocava chuva muito forte e granizo.

Imagem do radar do Morro da Igreja/SC por volta das 23h 30min.

Imagem do radar do Morro da Igreja/SC por volta das 23h 30min.

Esta mesma célula avançou em direção a Teutônia e por volta das 23h 40min já chovia torrencialmente em Teutônia, com fortes rajadas de vento e queda de granizo. Foram pelo menos 4 fortes pancadas de granizo, sendo a última logo depois da meia-noite a mais intensa. Foram registrados diversos pontos de alamento pelo município, como no entroncamento da Avenida 1 Leste com a Rua Major Bandeira, no bairro Languiru. Confira abaixo a animação das imagens do radar do Morro da Igreja/SC, que mostra a célula de tempestade avançando sobre Teutônia:

As rajadas de vento registradas na aproximação da célula chegaram a 86,4 Km/h na Linha Welp, 70,8 Km/h no Morro das Antenas, 64,5 Km/h no INMET e 45,1 Km/h no bairro Languiru. A chuva em somente 20 minutos chegou a 34,8 mm no INMET, 25,3 mm na Linha Welp, 18,0 mm no bairro Languiru e 12,2 mm na Lagoa da Harmonia. Devido ao temporal, parte da cidade ficou sem energia elétrica e sinal de celular. Também foram registrados muitos raios, confira o vídeo abaixo:

A chuva prosseguiu até por volta das 2h 30min de quinta-feira e então a temperatura começou a se elevar. No Morro das Antenas a temperatura foi subindo gradativamente ao longo da madrugada, acompanhada de vento na faixa dos 60 a 70 Km/h de oeste. Por volta das 5h 30min a temperatura entrou em elevação também no bairro Languiru e Linha Welp. Às 7h fazia 29,5ºC no INMET, 28,7ºC no bairro Languiru, 27,3ºC na Linha Welp e 26,3ºC no Morro das Antenas. Uma frente de instabilidade avançou sobre Teutônia, trazendo novamente fortes rajadas de vento, estas mais fortes que na noite anterior, chegando a 93,3 Km/h no Morro das Antenas, 69,2 Km/h no bairro Languiru e 69,1 Km/h no INMET.

Frente de instabilidade avançando em Teutônia

Frente de instabilidade avançando em Teutônia

Novamente choveu torrencialmente em Teutônia, com registro de granizo. Os acumulados chegaram a 60,0 mm na Lagoa da Harmonia, 57,0 mm no INMET, 56,7 mm no bairro Languiru e 55,8 mm na Linha Welp. Vários relatos de estragos foram registrados no município, confira abaixo os principais:

Temporal causa queda de barreiras na Rota do Sol Queda de barreiras na Rota do Sol

Que de barreira na Rota do Sol, em Westfália. Foto Samuel Marasca

Que de barreira na Rota do Sol, em Westfália. Foto Samuel Marasca

O temporal que atingiu a região na noite dessa quarta-feira, dia 14, e manhã de quinta-feira, dia 15, causa transtornos na região. Na RSC-453, Rota do Sol, em Westfália, próximo ao britador, houve registro de queda de barreiras.

Temporal causa estragos em Pontes Filho Asfalto foi arrancado com o temporal

Pontes Filho. Foto de Noeli Obermeier Rübenich

Pontes Filho. Foto de Noeli Obermeier Rübenich

O temporal que atingiu Teutônia na noite de ontem, dia 14, e manhã de hoje, dia 15, causou estragos na localidade de Pontes Filho, em direção à Linha Clara. Telhados foram arrancados, veículos danificados e deixou muito terra sobre a pista. Além disso, parte do asfalto foi arrancado.

Proprietária atingida por desmoronamento de aviário passa bem
Sirlei Aschebrock estava dentro do local quando o vento danificou a estrutura. Ela foi socorrida por seu esposo, Ilso Aschebrock

Aviário destruído em Linha Catarina. Foto de Maristela Hensel

Aviário destruído em Linha Catarina. Foto de Maristela Hensel

O temporal que atingiu Teutônia causou estragos em Linha Catarina. O forte vento derrubou um aviário na localidade. Sirlei Aschebrock e o esposo Ilso Aschebrock estavam dentro do local quando a estrutura do aviário foi danificada. No momento, Ilson havia saído para acender as luzes e Sirlei ficou presa nos escombros. O esposo, sabendo o lugar em que se encontrava Sirlei conseguiu resgata-la. Ela foi encaminhada ao Hospital Ouro Branco com escoriações leves e passa bem. Segundo ela, foi apenas um susto. As aves, que tinham cerca de 30 dias foram levadas para um aviário em Pontes Filhos e ainda não foi contabilizado o número de animais mortos.

Vento causa danos em Linha Wink
Parada de ônibus foi danificada pelo vento

Linha Wink. Foto de Édson Luís Schaeffer.

Linha Wink. Foto de Édson Luís Schaeffer.

A chuva com vento forte e granizo, em algumas regiões, causou estragos na localidade de Linha Wink, no interior de Teutônia. Uma parada de ônibus e parte do Cemitério Evangélico ficaram danificados em razão do vento. Além disso, fios de energia elétrica estão por cima dos túmulos e houve também o registro de árvores sobre a pista, com volume de terra causando o perigo de deslizamento.

Temporal causa estragos na Vila Popular
Escola teve destelhamento. No cemitério, árvores foram arrancadas

Vila Popular. Foto de Paloma Griesang

Vila Popular. Foto de Paloma Griesang

O forte temporal que atingiu Teutônia na manhã de hoje, dia 15, causou estragos na Vila Popular. A Escola Municipal Professor Guilherme Sommer teve um pedaço do telhado destelhado e a árvore em frente a escola foi arrancada. Uma equipe da Prefeitura Municipal de Teutônia realizou os reparos no local.
O cemitério municipal de Teutônia também foi atingido. Quase todas as árvore em frente ao local foram arrancadas ou tombaram.

Chiqueiro é destruído em Linha Wink

Chiqueiro destruído em Linha Wink. Foto de Lucas Malheiros.

Chiqueiro destruído em Linha Wink. Foto de Lucas Malheiros.

O temporal que atingiu Teutônia na manhã de hoje, dia 15, destruiu um chiqueiro em Linha Wink. O local abrigava cerca de 1350 leitões. A estimativa de perda é de 50 a 100 leitões.

Casa é destelhada no bairro Boa Vista

Casa destelhada em Boa Vista. Foto de Lucas Kliks.

Casa destelhada em Boa Vista. Foto de Lucas Kliks.

O grande volume de chuva e temporal registrados na madrugada desta quinta-feira, dia 15, afetou diversos pontos do interior, em Teutônia. Além das pontes interditadas no Bairro Boa Vista, casas ficaram destelhadas. O granizo atingiu o telhado de uma residência e um galpão localizados na estrada que liga Linha Frank com Boa Vista.

Fonte: Folha Popular e Tempo em Teutônia

Confira abaixo a galerias de fotos completa dos estragos em Teutônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *