10 anos de monitoramento meteorológico em Teutônia

Hoje, 14/06, completo 10 anos de monitoramento meteorológico em Teutônia. Tudo começou em 14/06/2007, com um termo-higrômetro de mínima e máxima, que registrava os extremos de temperatura e umidade relativa do ar.

Termo-higrômetro

Termo-higrômetro

Além do termo-higrômetro, também era utilizado um pluviômetro de plástico. Os dados era registrados em planilhas no computador. De 2007 a 2011 os registros foram feitos desta forma e podem ser acessado aqui.

Em 2011 foi adquirida a primeira estação meteorológica automática, uma Oregon Scientific WMR200A. A estação meteorológica operou offline de maio a junho, durante este período ainda continuei os registros com o termo-higrômetro. A estação meteorológica começou a reportar dados para a internet em 27/06/2011 e segue online desde então, porém foi substituída por uma Davis Vantage Pro 2 6163.

Primeira estação meteorolóigica automática, uma Oregon Scientific WMR200A.

Primeira estação meteorolóigica automática, uma Oregon Scientific WMR200A.

Atualmente são 5 estações meteorológicas, no bairro Languiru, Linha Welp, Linha Catarina, Lagoa da Harmonia e Morro das Antenas. Mais detalhes sobre cada estação meteorológica podem ser conferidos aqui. Também há uma página no Facebook e uma conta no Twitter, além das duas câmeras, uma localizada no bairro Languiru e outra no Morro das Antenas e que podem ser acessadas aqui, além de estarem disponíveis no site Camerite.

Comentários estão fechados.