Índice de calor chega a 43ºC nesta quarta-feira

Calor

A quarta-feira foi mais um dia de forte calor em todo o Rio Grande do Sul e não foi diferente em Teutônia. Desta vez, somente a estação meteorológica da Lagoa da Harmonia registrou recorde de temperatura, com o registro de 33,1ºC, que é o maior para o mês de outubro desde o início dos registros em 2012. Nas demais estações meteorológicas do município, as máximas de hoje repetiram as de ontem, igualando o recorde absoluto para o mês de outubro. Na Linha Welp e no INMET, a máxima foi de 36,8ºC e no bairro Languiru, a máxima foi ligeiramente menor do que ontem, 38,6ºC.

Além do forte calor, a umidade relativa do ar também foi baixa, chegando a 30% no INMET, 31% na Linha Welp, 33% no bairro Languiru e 49% na Lagoa da Harmonia, o que exigiu bastante hidratação ao longo do dia.

O destaque de hoje foi o índice de calor (sensação) que atingiu a marca de 43ºC às 15:37 no bairro Languiru, 40,7ºC na Lagoa da Harmonia e 37,6ºC na Linha Welp. O índice de calor visa determinar o efeito da umidade relativa sobre a temperatura aparente do ar, ou seja, é a intensidade do calor que sentimos. No caso da Lagoa da Harmonia, apesar de ter registrado temperatura máxima inferior a registrada na Linha Welp, o índice de calor foi superior, em virtude da umidade relativa do ar estar mais elevada naquele local.

Comentários estão fechados.