Maior temperatura em 4 meses e vem mais calor

Na tarde desta quinta-feira, 06/08, Teutônia registrou a temperatura máxima de 31,8ºC, a mais elevada desde 11 de abril, quando a temperatura havia atingido a marca de 31,6ºC. Nas demais estações meteorológicas do município as temperaturas também foram elevadas, com máxima de 30,8ºC no INMET, 30,6ºC na Linha Welp, 26,7ºC na Lagoa da Harmonia e 25,6ºC no Morro das Antenas. Na metade da tarde o aumento da nebulosidade impediu que a temperatura subisse mais ainda, mas o sol voltou a brilhar ainda antes do entardecer.

Sol voltou a aparecer no final da tarde.

Sol voltou a aparecer no final da tarde.

Segundo a Metsul Meteorologia, corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (corrente de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se origina ainda na Bolívia e desce até o Rio Grande do Sul) traz ar muito quente e seco para o Estado. Durante esta quinta-feira as rajadas de vento foram fortes, principalmente próximo ao meio-dia, com registro de 68,8 Km/h na Linha Welp, 61,1 Km/h no Morro das Antenas, 42,5 Km/h no INMET e 40,3 Km/h no bairro Languiru. O ar se manteve seco, com registro de umidade relativa do ar mínima de 33% no INMET, 38% no bairro Languiru e 40% na Linha Welp.

À noite, o vento norte voltou a se intensificar e fez a temperatura disparar. Na Linha Welp, às 21:39 fazia 19,1ºC e em menos de 1 hora a temperatura subiu para 27,4ºC. No Morro das Antenas as rajadas de vento se mantiveram entre 50 Km/h e 60 Km/h e este vento ao descer para as áreas mais baixas fez a temperatura disparar. Por volta da meia-noite a temperatura estava por volta de 28ºC em Teutônia, mas cidades vizinhas mais ao sul registravam temperaturas mais baixas, como 21ºC em Estrela e 23ºC em Venâncio Aires, cidades que sofrem menos com os efeitos deste vento semelhante ao vento Zonda. Situação semelhante a de Teutônia era registrada em Santa Maria, que tinha 27ºC, e da região de Igrejinha, Taquara e Parobé, que registram temperaturas entre 27ºC e 28ºC, enquanto cidades mais ao sul no Vale dos Sinos tinham 24ºC.

Temperaturas em Teutônia em relação as cidades vizinhas

Temperaturas em Teutônia em relação as cidades vizinhas

Temperaturas em Igrejinha, Parobé e Taquara

Temperaturas em Igrejinha, Parobé e Taquara

Temperatura em Santa Maria

Temperatura em Santa Maria

Para o final de semana, a Metsul Meteorologia antecipa que o jato irá atuar mais intensamente ainda, acarretando em um aumento ainda maior na temperatura, com máxima que podem chegar aos 35ºC. Outro efeito do jato é que o vento quente e seco manterá as temperaturas elevadas inclusive durante a madrugada na região, com mínimas superiores a 20ºC. As temperaturas à tarde no final de semana estarão 15ºC acima da média histórica, conforme o mapa abaixo, da Universidade do Maine.

O mapa (Universidade do Maine) mostras as anomalias de temperatura na América do Sul previstas agora pro fim da semana. As anomalias (desvios) em relação à média histórica chegam a cerca de 15ºC à tarde na área Central do continente, inclusive no Rio Grande do Sul.

Anomalias de temperatura à tarde para o final de semana. Fonte: Metsul Meteorologia

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Teutônia: https://www.tempoemteutonia.com.br/index.php/previsao-do-tempo/

Comentários estão fechados.