Vendaval e baixa pressão atmosférica

Frente de rajada acompanhada de vendaval registrada do Morro das Antenas, em Teutônia.

O avanço de uma frente fria, combinado com uma atmosfera com pressão extremamente baixa, causou temporal com registro de fortes rajadas de vento e estragos em Teutônia. A pressão atmosférica antes do temporal chegou a 991,7 hPa no bairro Languiru, menor valor registrado desde o início do monitoramento em 2011. Na Linha Welp a pressão chegou a somente 986,7 hPa. Quanto menor a pressão atmosférica, maior a instabilidade e o risco de vendavais.

A Metsul Meteorologia já vinha alertando ao longo do final de semana para o risco de temporais. Foram diversos alertas emitidos. Conforme a frente fria avançava pelo estado e eram registrados estragos, havia atualização em tempo real.

Vendaval e estragos

 

Por volta das 17:30, frente de rajada chegou a Teutônia com rajadas de vento muito intensas. Houve falta de energia elétrica em boa parte do município e diversos danos, como queda de árvores, postes e destelhamentos. As rajadas de vento chegaram a 132,1 Km/h no Morro das Antenas, 123,2 Km/h na Linha Welp, 88,6 Km/h no bairro Languiru. No bairro Languiru foi a rajada de vento mais intensa registrada desde o início do monitoramento. Na estação meteorológica do INMET as rajadas de vento chegaram a 70,2 Km/h.

Acompanhado do vendaval, veio a chuva. Os acumulados ficaram em 14,7 mm na Linha Catarina Alta, 16,8 mm no bairro Teutônia, 18,5 mm no bairro Languiru, 18,8 mm na Linha Welp, 23,8 mm no INMET e 34,5 mm no Morro das Antenas. 

Foram registrados diversos estragos em Teutônia. Conforme a Folha Popular, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia atendeu ocorrências por destelhamento de casas, limpeza de estradas, quedas de barreiras e árvores. Cerca de 30 mil associados da Certel na região ficaram sem energia elétrica e até por volta das 8:15 desta manhã, cerca de 4 mil ainda seguiam sem energia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.