Semana começou com forte calor em Teutônia/RS

Mínimas e Máximas de hoje no bairro Languiru.Depois de um final de semana de céu completamente azul em virtude de uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão atuando na parte meridional do Brasil, segundo análise da Metsul Meteorologia, a segunda-feira foi de calor acentuado e maior presença de nuvens em virtude do forte aquecimento e do aumento na umidade.

O ar seco do final de semana, que chegou a picos de 30%, favoreceu o registro de grande amplitude térmica, com madrugadas e manhãs frias e tardes de forte calor. No sábado a temperatura mínima foi de 11,9ºC na Linha Welp e no domingo a máxima foi de 37,9ºC no bairro Languiru, uma variação de 26ºC em menos de 48h.

A segunda-feira iniciou já com a temperatura em forte elevação. As mínimas registradas foram de 19,5ºC na Linha Welp, 21,7ºC no bairro Languiru, 22,0ºC na Lagoa da Harmonia e 22,2ºC na estação meteorológica do INMET. A mínima elevada na Lagoa da Harmonia, local aproximadamente 420 m mais elevado que as demais estações, indicava que o ar quente estava presente nas camadas de ar mais altas. Assim que amanheceu a temperatura disparou, tanto é que antes das 9h (8h pelo horário solar), já fazia mais de 30ºC no bairro Languiru. No início da tarde o calor atingiu seu ápice nesta segunda-feira, com máxima de 38,5ºC às 14:35, sendo que o índice de calor (sensação) chegou a 45,6ºC. Não fosse o aumento da nebulosidade causado por nuvens de desenvolvimento vertical, a temperatura teria se elevado ainda mais, já que a máxima costuma ser registrada mais tarde. Apesar do aumento da nebulosidade, não foi registrada chuva em nenhuma das estações meteorológicas de Teutônia.

Parte do bairro Languiru inclusive ficou sem energia elétrica por horas nesta tarde, em virtude de problemas em um transformador, muito provavelmente em virtude do excesso de consumo de energia elétrica. Problema esta que afetou a estação meteorológica localizada neste bairro, que ficou sem transmitir os dados para a internet até a energia ser restabelecida.

Nas demais estações meteorológicas de Teutônia, as temperaturas máximas foram de 34,2ºC na Lagoa da Harmonia, 36,8ºC na Linha Welp e 37,2ºC no INMET. Mesmo na Lagoa da Harmonia, o índice de calor foi muito elevado, chegando a  42,3ºC, mais elevado do que o registrado na Linha Welp, que foi de 40,8ºC. Isto ocorreu mesmo com a temperatura máxima registrada na Lagoa da Harmonia ter sido inferior a registrada na Welp, em virtude da umidade, que na Lagoa da Harmonia é mais alta e acaba favorecendo a sensação de abafamento.

Segunda a Metsul Meteorologia, o calor deve ser muito forte ainda na terça, perdendo força nos dias seguintes. O destaque da semana serão as noites de temperatura elevada. Para conferir a análise completa da Metsul sobre a previsão do tempo para esta semana, clique aqui.

Comentários estão fechados.