Já faz alguns meses, que Teutônia conta com 2 sensores de qualidade do ar. Um está instalado no bairro Languiru e o outro na Linha Boa Vista. Teutônia é uma das poucas cidades no estado, com um sistema de medição da qualidade do ar e a única cidade da região.

Medir a qualidade do ar, permite entender os níveis de poluição atmosférica concentradas no ambiente e as propriedades que tornam o ar impróprio, ofensivo e danoso à saúde e ao meio ambiente.
A escala de qualidade do ar, utilizado nos sensores de Teutônia, é baseada no mais recente padrão da EPA (Environmental Protection Agency) dos EUA, que é uma escala utilizada mundialmente.
O Índice de Qualidade do Ar (IQA) é uma representação dos níveis de concentração de poluição do ar. Ele atribui números em uma escala entre 0 e 500 e é usado para ajudar a determinar quando se espera que a qualidade do ar seja prejudicial.
Com base nos padrões de qualidade do ar, o IQA inclui medidas para sete principais poluentes do ar:
- Partículas Totais em Suspensão (PTS)
- Fumaça
- Partículas Inaláveis (PI ou PM10)
- Dióxido de Enxofre (SO2)
- Monóxido de Carbono (CO)
- Ozônio (O3)
- Dióxido de Nitrogênio (NO2)
Na escala de valores da qualidade do ar, cada número AQI refere-se a quantidades específicas de poluição no ar. Se a concentração de um poluente ultrapassar os valores previstos, a qualidade do ar pode não ser saudável para o público.
Os números usados para a escala AQI são divididos em seis faixas:

O Índice de Qualidade do Ar é baseado na medição de material particulado (PM2.5 e PM10), Ozônio (O3), Dióxido de Nitrogênio (NO2), dióxido de enxofre (SO2) e emissões de monóxido de carbono (CO).
Os dados de qualidade do ar, de ambas as estações, podem ser conferidos em tempo real, na página Condições Atuais.